Bolsa de Estudo Dicas de Estudo

veja estas opções para conseguir bolsas de estudos

bolsas de estudo para brasileiros
Written by admin

Quer ingressar na faculdade, ou aprimorar os seus estudos, mas não tem condições financeiras para manter as altas mensalidade?

Temos uma ótima notícia para você! É possível conseguir bolsas de estudos em instituições públicas e privadas de todo Brasil (e em algumas delas não pagar nada por isso!).

dicas-para-conseguir-trabalhar-e-estudar-ao-mesmo-tempo-

Quer saber como? Conheça 3 opções que separamos para você que sonha com a tão desejada bolsa de estudos.

  1. Bolsas de estudos via programas do Governo Federal

Para quem quer ingressar na faculdade agora, uma boa opção é apostar nas bolsas de estudo oferecidas por programas do Governo Federal, como o Sisu e ProUni.

Cada um desses programas funciona de forma distinta e por isso é tão importante que você conheça cada detalhe deles. Veja mais abaixo!

Sisu

Uma das primeiras oportunidades abertas pelo Governo para quem busca conquistar a tão sonhada vaga na universidade é o Sisu.

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, pelo qual é possível se candidatar a vagas de instituições públicas de todo o Brasil.

O processo seletivo do Sisu possui apenas uma etapa de inscrição. Ao efetuá-la, o candidato (que deve ter prestado o ENEM do ano anterior) deve escolher, de acordo com as suas preferências, até duas opções entre as vagas disponíveis entre as instituições de ensino públicas participantes.

É bom lembrar que, durante o período de inscrições, o candidato pode alterar suas opções quantas vezes quiser. Será considerada válida apenas a última inscrição confirmada no sistema.

Durante 4 dias é possível consultar as instituições e vagas disponíveis, assim como as notas de corte de cada uma delas.

Para quem tem disponibilidade de mudar de cidade ou estado, o Sisu é uma ótima opção, pois oferece vagas em universidades de todo o país.

ProUni

O ProUni, assim como o Sisu, é um programa pertencente ao Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil (apenas para estudantes que não possuem diploma de nível superior).

Nesse caso, a seleção entre os estudantes também é feita com base nas notas obtidas pelo ENEM.

Podem se inscrever no Programa todo aquele que tenha cursado o ENEM do ano anterior (em nosso caso, o ENEM 2017), obtido nota superior a 450 na média das notas dos exames e claro, não ter zerado na redação.

Para concorrer às bolsas de estudo integrais, de 100%, é preciso cumprir alguns requisitos, como: ter renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa e ter cursado o ensino médio integralmente em uma escola pública (ou como bolsista integral em escolas de rede privada).

Agora, para quem quer concorrer às bolsas de estudo parciais, de 50%, é preciso ter renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa, além de também ter cursado o ensino médio integralmente em uma escola pública (ou como bolsista integral em uma escola particular).

  1. Bolsas de estudo via Quero Bolsa

As inscrições para os processos seletivos dos programas do Governo Federal já acabaram? Então você pode apostar nas bolsas de estudo do Quero Bolsa!

O Quero Bolsa é um site no qual é possível encontrar diversas bolsas de estudo em faculdades e cursos de todo o Brasil com até 75% de desconto! Não, você não leu errado!

No Quero Bolsa os descontos oferecidos são aplicados em todas as mensalidades, até o fim do curso, e não há cobranças de renovação da bolsa. Apostar no Quero Bolsa há inúmeras vantagens, tais como:

  • Não é necessário comprovar renda;
  • Não tem processo seletivo;
  • É superconfiável;
  • Tem cursos disponíveis o ano todo.

Para conseguir a bolsa é muito fácil, é só acessar o site do Quero Bolsa, escolher o curso e a cidade na qual você deseja estudar, escolher a sua bolsa de estudo, fazer sua pré-matrícula pelo próprio site para não perder a vaga, imprimir o comprovante e apresentá-lo na faculdade na realização da matrícula.

  1. Bolsas de estudos em cursos livres

Mas, se o seu objetivo é só aprimorar os seus conhecimentos, você pode apostar em plataformas que oferecem cursos de capacitação gratuitos e pela internet. Veja alguns deles abaixo!

Escola Virtual da Fundação Bradesco

A Escola Virtual da Fundação Bradesco é uma das melhores opções para quem busca aprimorar os seus conhecimentos.

Entre as opções disponíveis, é possível escolher entre cursos das áreas de administração, contabilidade e finanças, desenvolvimento pessoal e profissional, educação e pedagogia, além de cursos voltados para informática.

Os requisitos? Ter no mínimo 14 anos, ter CPF e ter uma conta de e-mail válida.

Os cursos podem ser acessados de qualquer dispositivo, tais como: celular, tablet e computador. Apesar da plataforma levar o nome do Banco Bradesco, não é preciso ter uma conta válida para se matricular nos cursos.

Se interessar para você, também é possível tirar o certificado do curso (autenticado) através do próprio site. O único requisito é ter tido, no mínimo, 70% de aproveitamento no curso escolhido.

FGV

A Fundação Getúlio Vargas é outra instituição que oferece cursos em áreas mais focadas como Direito, Economia, Educação, Gestão e Sustentabilidade.

Se te interessar, é bom saber que os cursos possuem duração entre 2h a 30h e são ótimas opções para quem também está em busca de conseguir horas complementares; já que é possível retirar o certificado de conclusão do curso.

SENAI/SESI

O SENAI/SESI também oferecem cursos com duração de 10 a 32 horas e que são voltados especialmente para pessoas que querem entrar no mercado de trabalho e buscam aperfeiçoamento profissional.

Cursos oferecidos pelo SENAI: consumo consciente de energia, desenho arquitetônico, educação ambiental, empreendedorismo, ética e cidadania, finanças pessoais, fundamentos de logística, legislação trabalhista, lógica de programação, metrologia, noções básicas de mecânica automotiva, propriedade intelectual, segurança do trabalho e tecnologia do trabalho e comunicação.

Cursos oferecidos pelo SESI: administrando seu dinheiro, comunicação efetiva, comunicação no foco organizacional, matemática básica e inclusão digital, prevenção ao câncer de pele, redação administrativa, trabalho em altura, trabalho em espaços confinados, indústria da cerâmica vermelha, indústria da madeira, indústria do cal e calcário, indústria moveleira e qualidade no atendimento e postura profissional.

Para saber mais acesse: www.adsenaies.com.br e confira todas as informações sobre os cursos.

Agora que você já sabe como conseguir a sua tão sonhada bolsa de estudos, pesquise sobre aquele que mais tem a ver com você e bons estudos!

Bolsas de Estudo com instituições privadas

  • Educa Mais Brasil

O programa Educa Mais Brasil é uma iniciativa privada do grupo Educar, que existe há mais de 11 anos. Trata-se de um programa de inclusão educacional que já beneficiou mais de 300 mil alunos em todo o país. O que o programa Educa Mais Brasil faz por você? Simples: ele concede bolsas de estudo de até 70% para que você possa estudar pagando muito menos!

Com o Educa Mais Brasil você consegue bolsa em mais de 1200 universidades por todo território nacional. Você paga a matricula pela bolsa e a cada semestre renova-se uma taxa para garantir que você tenha o desconto da bolsa até a conclusão do curso.

  • Quero Bolsas

Já ouviu falar do Quero Bolsa? Se você pretende começar uma faculdade ou uma pós-graduação e ainda não conhece, se liga nesta oportunidade que essa instituição tem para você!

São milhares de alunos que o Quero Bolsa já ajudou no ingresso ao ensino superior de qualidade a um valor que eles possam pagar.

São mais de 2.500 universidades em todo o território nacional com bolsas que chegam a 80% de desconto em diversas modalidades de cursos.

Caso você não possua condições de cursas aquele curso que tanto deseja porque o valor da mensalidade sai do seu orçamento, eles também possuem

Se você não possui aquela grana para fazer uma universidade,vale a pena dar uma olhada no portal do Quero Bolsa e ver o que tem de interessante para o seu perfil.

  • Neora

Neora também faz parte destas instituições com a grande finalidade de fazer com que você ingresse na universidade a um preço justo ao seu bolso.

São mais de 600 universidades no catálogo da Neora que é responsável por ajudar mais de 450 mil alunos a ingressar na universidade de qualidade a um preço que possam pagar. O modelo para você conseguir a bolsa é basicamente igual aos outros portais.

Você paga a primeira matricula junto com uma taxa que eles chamam de cupom garantidor da bolsa de estudos e depois segue as instruções contidas no documento e pimba. Sua bolsa garantida até o fim do curso. Acesse o portal Neora e saiba mais!

Você consegue estudar este ano!

Fazer uma graduação pode ser algo muito importante para lhe agregar mais valor profissional. Alguns dizem ser algo básico, mas cremos que aprender muita coisa sem colocar nada em prática, é sem dúvida nenhuma a mais perda de tempo da sua vida.

Neste post abordamos diversas oportunidades relacionadas a conseguir uma bolsa de estudo e ingressar numa boa universidade a um valor que você consiga pagar.

quer ter mais dicas de como conseguir se destacar em sua sala de aula ou no trabalho? Não deixe de conferir nosso materiais em um de nossos portais. Tudo o que você precisa saber em cursos gratuitos, bolsas de estudo e teste vocacional vocês encontra aqui.

Leave a Comment