Cursos Gratuitos Dicas de Estudo

Por que você deveria fazer cursos gratuitos antes da faculdade?

Está no ensino médio ou acabou de se formar? Para quem ainda não está considerando fazer faculdade, mas precisa de um auxílio para entrar no mercado de trabalho a melhor opção é apostar em cursos gratuitos profissionalizantes.

Como você já deve ter visto, as vagas de empregos estão cada vez mais escassas e, quando aparecem algumas, acabam demandando muitas qualificações dos candidatos.

aprenda tudo online - cursos gratuitos

Isso, somado a concorrência, dificulta cada vez mais conseguir um emprego.

Hoje em dia, as empresas procuram por funcionários qualificados e, por isso, apostar em cursos profissionalizantes e/ou técnicos é tão importante.

Dentre os cursos gratuitos profissionalizantes que são encontrados no mercado atual é possível escolher entre diversas áreas e segmentos de atuação; tornando a escolha do aluno por algo que goste muito mais fácil.

A importância dos cursos gratuitos profissionalizantes para quem está começando no mercado de trabalho

Cursos gratuitos profissionalizantes podem transformar a vida de qualquer jovem.

Isso porque a maioria das escolas técnicas (sejam elas EAD ou presenciais) aceitam jovens com menos de 18 anos.

Os benefícios para quem busca conhecer mais sobre uma determinada profissão são diversos, tais como:

• Ganhar experiência na área;
  • Criar responsabilidades com prazos e entregas;
  • Ingressar no mercado de trabalho;
  • Aprender autonomia
  • Conseguir emprego mais fácil

Além de melhorar o currículo, os cursos gratuitos profissionalizantes, em sua maioria, também proporcionam a entrada do jovem no mercado de trabalho (com programas de jovem aprendiz, estágios e, até mesmo, trainee (após o término).

O que é preciso para fazer um curso profissionalizante?

Se você pensa em fazer o seu curso de forma presencial, na maioria das vezes, a melhor forma de ingressar nas instituições é fazendo o processo seletivo (como qualquer outro curso).

Mas, se a dua intenção é fazer um curso online, você pode apostar em diversas plataformas de cursos disponíveis na Web (que só precisam de um rápido cadastro).

Instituições que oferecem cursos gratuitos profissionalizantes

No site do Quero Bolsa, por exemplo, você encontra diversas opções de cursos gratuitos EAD de altíssima qualidade.

Os temas desses cursos são bem diversificados e, por isso, estão distribuídos nas mais diversas plataformas. São elas:

SENAI/SESI

O SENAI e o SESI oferecem cursos com duração de 10 a 32 horas e são voltados para pessoas que desejam entrar no mercado de trabalho.

Os cursos oferecidos pelas instituições possuem certificados, mas para pegá-los o aluno precisa realizar uma avaliação e ter um aproveitamento superior ou igual a 70%.

FGV

A Fundação Getúlio Vargas também oferece cursos gratuitos.

Esses podem ser feitos em áreas como Economia, Educação, Direito, Gestão e Sustentabilidade e muitos outros, todos com duração de 2 a 30 horas.

Assim como no SENAI/SESI, para conseguir o certificado do curso, é preciso ter nota média igual ou superior a 7 nos testes.

Escola virtual – Fundação Bradesco

Outra alternativa para quem está buscando cursos gratuitos é a Fundação Bradesco.

A instituição brasileira, que atua há mais de 60 anos no campo de desenvolvimento social, possui uma plataforma que oferece cursos gratuitos online, além de alguns cursos mais avançados que são semi-presenciais.

Para acompanhar as aulas é necessário realizar um cadastro prévio.

Os cursos gratuitos da Escola Virtual da Fundação Bradesco também possuem certificado e, assim como os outros, para resgatá-lo é preciso ter, no mínimo, 70% de aproveitamento na avaliação final.

Viu como os cursos gratuitos podem te ajudar a entrar no mercado de trabalho? Escolha a plataforma que mais tem a ver com você e bons estudos!