Bolsa de Estudo Dicas de Estudo

5 dúvidas mais comuns sobre a faculdade

Written by admin

Uma das coisas mais comuns da vida, principalmente para quem acabou de se formar no ensino médio, é ficar imaginando como será a época da faculdade.

Alguns, não esperam a hora para se tornar “independente”, enquanto outros, nem pensam sobre o que querem fazer dali pra frente.

Tudo isso é extremamente normal; afinal, nem sempre a gente sabe o que quer e nem o que nos espera logo a frente. Por isso, separamos algumas das dúvidas mais frequentes dos calouros que estão para entrar na faculdade. Confira!

  1. Só estudar ou estudar e trabalhar?

Muita gente, assim que entra na faculdade, já quer entrar de cara no mercado de trabalho.

Porém, a dúvida se conseguirá lidar tanto com as responsabilidades do trabalho, quanto com as responsabilidades da faculdade, ainda os deixa receosos sobre se dedicar ou não a esse objetivo.

A resposta para essa pergunta é fácil: tudo depende de você. Se você tem braço para aguentar essas duas responsabilidades ou se prefere se dedicar apenas aos estudos e dar o seu máximo.

A nossa dica de ouro é: entre na faculdade, sinta o clima e não se desespere!

Entenda como funciona as aulas, as provas, o sistema da faculdade, para depois se preocupar com o resto.

Com o tempo, mesmo que você não queria, as oportunidades de trabalho aparecem e, até lá, você já está mais acostumado com a rotina.

  1. Como será minha rotina de estudos?

Assim como no ensino fundamental e ensino médio, quem ditará a forma sobre como será a sua rotina de estudos é você. Por isso é tão importante se conhecer.

Se seus estudos rendem mais quando você escreve tudo que os professores falam ou se rendem mais quando você estuda sozinho. Entenda a forma como o seu cérebro funciona e aposte nele.

  1. Como devo escolher o meu curso?

Para acertar na escolha, é preciso primeiro se conhecer. As habilidades e os traços da sua personalidade são coisas que podem te direcionar para um lado ou outro.

Mas, se apesar de conhecer suas habilidades ainda estiver com dúvidas sobre qual curso escolher, aposte na realização de um teste vocacional; seja com um psicólogo, seja pela internet.

Para quem não tem condições financeiras, existem diversos sites que podem te ajudar.

  1. Como saber se seguirei para o lado acadêmico ou do mercado?

Outra dúvida bastante comum é sobre qual área escolher, a do mercado ou a acadêmica.

Isso, assim como muitas outras coisas, são definidas por você. Se você tem afinidade com a área de ensino, optar por cursos de licenciatura pode ser uma ótima opção.

Mas, se você sabe que o seu estilo é voltado para o mercado, a melhor opção são o cursos de bacharelado.

  1. Não gosto de matemática, que curso posso fazer?

Pessoas que não gostam de matemática, em sua maioria, não são muito fãs da área das ciências exatas.

Por isso, para quem curte um bom debate e gosta de ler e escrever, a área de conhecimento das ciências humanas pode ser a melhor escolha.

Enquanto os que possuem afinidade com o cuidado ao próximo, podem optar pelos cursos das áreas de ciências biológicas e da saúde.

Agora que você já sabe as respostas para as principais dúvidas sobre a faculdade, escolha o curso que mais tem a ver com a sua personalidade e bons estudos!

Leave a Comment